O que é Psicanálise?
- João Ricard

- 3 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
Etimologicamente, a palavra psicanálise deriva da junção dos étimos psiché (que significa alma, sopro de vida, vitalidade) e análysis (que significa análise ou decomposição em partes);
Termo criado por Sigmund Freud, em 1896, para nomear um método particular de psicoterapia;
Psicanálise é um método e uma técnica baseada em uma teoria de investigação dos processos mentais inconscientes, que são, praticamente inacessíveis à consciência do indivíduo. Esses processos inconscientes são responsáveis por exemplo, pelos sonhos, pelas fantasias, pelos atos falhos e pela forma inconsciente de como nos relacionamos com os outros. O inconsciente também influencia de modo decisivo os nossos comportamentos, as nossas relações interpessoais e também o mau funcionamento psíquico, podendo assim ser responsável pela grande maioria das disfunções psíquicas existentes.

Ainda hoje, não podemos pesar, medir, quantificar, uma emoção, um pensamento, ou uma ideia. Com aparelhos modernos, no máximo podemos supor como estes fenômenos subjetivos estão relacionados ao cérebro. Mas isto não quer dizer que estes fenômenos subjetivos não possam ser estudados, e classificados através de outros métodos. Entendendo isto Sigmund Freud, Médico Neurologista e reconhecidamente uma das maiores mentes de sua época, desenvolveu a Psicanálise. Freud como médico não conseguiu achar respostas e nem mesmo um tratamento adequado para os problemas de seus pacientes "Histéricos". Freud logo percebeu através da Hipnose que a causa destes problemas não eram causas orgânicas mas sim Psíquicas. Logo ele necessitou de uma nova forma de abordagem metodológica científica diferente da usada na Medicina/Psiquiatria de sua época. Assim nasceu a Psicanálise.
A Psicanálise de Freud foi o pontapé inicial na descoberta do Inconsciente Humano e seu funcionamento, e muitas coisas aconteceram através dela, que transformou a cultura, a sociedade e os alicerces de todo o Séc XX em diante.

Sigmund Freud elaborou uma construção teórica, e também uma técnica e um método de investigação dos conteúdos e processos inconscientes. Ele devotou toda a sua vida ao desenvolvimento da Psicanálise, revendo e revisando inúmeras vezes a sua teoria, até chegar a um modelo que acreditava ser fiel a suas observações clinicas da mente Humana.
A Psicanálise foi um divisor de águas, ela interviu de forma definitiva no pensamento dominante do século XX, tendo sua influência percebida de forma inquestionável nas artes, na literatura na filosofia, na medicina, na psicologia, na sociologia, antropologia e na cultura em geral, desde sua gênese até os dias atuais.
A Psicanálise parte de dois princípios, dois postulados fundamentais, que são:
1. A existência de um inconsciente.
2. O determinismo psíquico.
Estes dois pilares fundamentais, sustentam toda a teoria e prática Psicanalítica.

"A Psicanálise como método de investigação se caracteriza pelo seu método interpretativo em que o propósito é sempre de buscar o significado, a motivação que está oculta em relação ao que é manifestado pelas palavras atitudes atos e sintomas, e também por produções do inconsciente como os sonhos, os atos falhos, os delírios e as associações livres."
S. Freud.
Texto de João Ricard




Comentários