top of page

A Paixão pelo Conhecimento e a Psicanálise.

Atualizado: 8 de abr. de 2021


Futuro
Futuro

O Psicanalista não se torna Psicanalista porque cumpriu o Tripé Psicanalítico, mas sim cumpre o Tripé Psicanalítico por paixão! Sem Tripé pode existir Psicanálise, Agora sem Paixão não...





O aspirante a Psicanalista sempre ouve muito falar sobre o Tripé Psicanalítico. E Isto não deixa de ser muito importante. O estudo da Teoria Psicanalítica em Seminários, nas obras diretas de grandes autores, nos cursos e aulas com direcionamentos específicos adequados aos Psicanalistas que estão sendo iniciados neste conhecimento, junto com a análise individual e a supervisão clínica são de importância fundamental para quem deseja iniciar seu desenvolvimento dentro da psicanálise. Porém o que muitas vezes não ouvimos dizer, é que o mais importante e necessário de tudo é a Paixão!

A Paixão pelo conhecimento sobre o Ser Humano, suas motivações e desejos, suas aspirações e seu desenvolvimento, das forças que regem a vida, da Natureza Humana. A necessidade por descobrir o que muitas vezes se encontra no fundo, por de trás das aparências, a busca pela verdade, pelo conhecimento, pela realidade em si. Na indignação de ver vidas mau vividas, que não alcançam e nem desenvolvem suas capacidades e realizações. O Eco Histórico do Oráculo de Delfos que convoca o Ser Humano a conhecer a Si Mesmo é tão atual como foi na Grécia há cerca de 2500 anos! E só ainda existe por expressar de maneira inequívoca aquilo que nos move de gerações em gerações.

A História do Universo esta entrelaçada nas substâncias de nossas mentes. Toda a evolução da vida, da ameba até nós, de uma forma ou outra, esta contida em nosso corpo e mente. A paixão pelo conhecimento deveria fazer parte do tripé psicanalítico sendo essencial para o auto conhecimento e evolução dentro da psicanálise.


Autor João Ricard

 
 
 

Comentários


bottom of page