top of page

Diferenças entre Psiquiatria Psicologia e Psicanálise.

Atualizado: 8 de abr. de 2021

O Prefixo Psi, por ser comum a várias teorias estudos e profissões sempre causou um pouco de confusão.... Mas afinal de contas é tudo a mesma coisa? Qual a diferença entre Psiquiatria, Psicologia, Psicanálise?

Numinon - Diferença entre psiquiatria, psicologia e psicanálise

ORIGENS


A Psiquiatria Moderna tem origem no século XVIII com o médico Francês Philippe Pinel. Sendo fortemente influenciado pelo Iluminismo e também pela revolução Francesa, Pinel passa a entender que os excluídos da sociedade os desajustados e Alienados dos mais variados tipos eram pessoas doentes que precisavam de tratamento e não de isolamento, ao contrário do que se entendia na idade média e início do renascimento. Foi à partir do Iluminismo que os distúrbios Psíquicos passaram a ser tratados como disfunções orgânicas e/ou psíquicas livre do viés religioso da idade média.

Pinel foi diretor dos Hospitais de Bicêtre e Salpêtrière em Paris criando lá os primeiros centros de tratamento para transtornos mentais.


Numinon - Instituto de Estudos Psicanalíticos e Ciências da Mente.
Philippe Pinel



Já a Psicologia Ocidental Moderna Nasce no século XIX (1879) em Leipzig Alemanha através do Médico e Filosofo Wilhelm Wundt. A Psicologia tinha como proposta inicial o estudo experimental em laboratório das faculdades Humanas, das funções mentais (memória, atenção, imaginação, vontade, concentração, sensação, percepção, pensamentos etc...

Como ciência experimental a psicologia se ocupava dos mais variados fenômenos psicológicos desde a simples introspecção até experimentos comportamentais e subjetivos mais complexos. Utilizando-se da metodologia cientifica, testes e aparelhos. Tinha como objetivo principal compreender a consciência o comportamento e as mais diversas Faculdades Humanas de forma experimental.




Freud Criador da Psicanálise - Numinon - Instituto de Estudos Psicanalíticos e Ciências da Mente.
Sigmund Freud

Por sua vez a Psicanálise teve sua origem com o Médico Neurologista Sigmund Freud na Viena Vitoriana do do séc XIX/XX. Freud recém formado em medicina ganha uma bolsa para estudar em Paris com o proeminente, se não o maior médico e psiquiatra de sua época Jean-Martin Charcot. Freud passa a se aprofundar no estudo da Histeria usando o método desenvolvido por Charcot, a Hipnose sugestiva.

Este momento é muito importante na história tanto da psiquiatria quanto da Psicanálise pois foi aqui que uma diferença estrutural teórica se estabeleceu. Freud se distanciou da medicina e da psiquiatria convencional ao perceber que a causa da Histeria era de origem psíquica, puramente subjetiva sem qualquer ressonância com doenças orgânicas perceptíveis. Percebeu que através da Hipnose e da sugestão conseguia fazer com que membros paralisados de seus pacientes voltassem a funcionar normalmente, que sintomas poderiam ser trocados entre eles através de transes hipnóticos etc. Excluiu assim a teoria que determinava causas orgânicas para fenômenos histéricos, distinguindo assim Medicina (Psiquiatria) e Psicanálise. Para a Psiquiatria da época os sintomas eram desordens orgânicas que refletiam na mente, e para a Psicanálise eram desordens da mente que tinham ressonância no organismo. Para a Psicanálise as causas dos distúrbios "mentais" e/ou Histéricos eram Psíquicas e não orgânicas ou Neurofisiológicas. Com esta diferenciação da etiologia dos problemas psíquicos a Psicanálise se afasta da psiquiatria e da medicina tradicional e lança as suas bases do que seria futuramente a teoria Psicanalítica livre e independente. Enquanto a Medicina e a Psiquiatria procuravam as causas dos problemas mentais em algum órgão do corpo humano a Psicanálise partia do pressuposto que os problemas Psíquicos e os seus sintomas tinham origem no aparelho psíquico, na subjetividade Humana, nas suas pulsões em desequilíbrio e conflito com o ideal do Eu e da sociedade (Cultura), refletindo assim no comportamento, e também no próprio corpo, os seus sintomas.




ree

INTERVENÇÃO, ABORDAGEM E TRATAMENTO.


Além da Origem, a forma de abordagem clínica da Psicanálise da Psicologia e da Psiquiatria são totalmente diferentes.


A Psiquiatria por ser um ramo da Medicina naturalmente tem como proposta terapêutica o uso de remédios (Psicofármacos) como por exemplo antidepressivos, ansiolíticos, anti-psicóticos, estabilizantes de Humor etc...

Com o objetivo de aliviar ou anular sintomas... O Psiquiatra por ser Médico é o único autorizado a receitar remédios, prática esta vedada tanto a Psicólogos como a Psicanalistas.


Já na Psicologia existem diversas formas de abordagens, como as Terapias comportamentais, Gestalt Terapia, Behavorismo, Cognitivo Comportamental Etc... Cada abordagem tem seu método próprio e suas peculiaridades... Porém muitos Psicólogos são também Psicanalistas, e utilizam a Psicanálise como abordagem Terapêutica.


Por sua vez a Psicanálise lança mão da Técnica da Livre associação de Idéias, interpretação dos sonhos como forma de compreensão do Inconsciente, além da leitura dos chistes e atos falhos, análise da transferência, expressão corporal e facial etc.. O Objetivo da Psicanálise é chegar à causa dos problemas psíquicos do Indivíduo que geralmente é um conflito inconsciente.

Para a Psicanálise, conhecer e elaborar os conflitos psíquicos inconscientes (a causa) , o efeito ( sintoma ), desaparece definitivamente. A Psicanálise é a análise do inconsciente em busca do que ali atua de forma disfuncional causando no indivíduo diversos problemas, prejudicando sua vida, sua saúde, seu bem estar, sua relação com outras pessoas etc...

A Psicanálise é o navegar em águas profundas em busca das causas que lá residem. O trabalho do analista se dá na elaboração consciente das causas inconscientes e seus diversos efeitos...


ree





FORMAÇÃO


As diferenças entre Psiquiatria Psicanálise e Psicologia não são apenas em suas origens ou abordagens, a formação nestas áreas também são totalmente distintas. Na Psiquiatria por exemplo o aluno faz um curso de medicina que dura entre 5 e 6 anos e logo após faz uma especialização em Psiquiatria de 3 anos. No caso da Psicologia o curso é um curso de Graduação (curso superior) que dura em torno de 5 anos. Já na Psicanálise a transmissão se dá através do Tripé Psicanalítico (Estudo da Teoria Psicanalítica, Análise pessoal e Supervisão de casos clínicos). Esta transmissão pode se dar através de Sociedades, Institutos ou Escolas Psicanalíticas e/ou Analistas didatas. Cada escola ou analista didata se organiza para transmitir a Psicanálise da forma como julga ser a mais adequada e apropriada baseando-se muitas vezes na estrutura recomendada pela Sociedade Psicanalítica Internacional.


Obstante a Psiquiatria, Psicologia e Psicanálise terem algumas vezes intimas relações, podemos concluir que são campos de conhecimento totalmente independentes uns dos outros, com metodologias próprias, origens diversas, formações totalmente distintas e independentes entre si, com abordagens teóricas/técnicas próprias, coincidindo muitas vezes apenas no nobre objetivo de tentar levar aos que procuram, uma melhor qualidade de vida, saúde, e conhecimento sobre si próprio o seu mundo, sua cultura e as pessoas com as quais se relacionam...



Texto de João Ricard.

Comentários


bottom of page